Os 4 passos para uma pele perfeita

Na azáfama do dia a dia é difícil manter uma rotina de cuidados com a pele para mantê-la com ar saudável que todos desejamos ter. Dormir bem, manter a pele hidratada bebendo água de forma regular e ter uma alimentação equilibrada são hábitos essenciais para uma pele bonita. O exercício físico também encontra-se nesta lista proporcionando o bem-estar geral. Assim, é importante cuidarmos da nossa pele de dentro para fora. Sabemos que nem sempre é fácil mantermos esta rotina. Há sempre algum imprevisto que não nos permite seguir este rol de “procedimentos” à risca. 

Os produtos cosméticos são o complemento ideal para uma pele saudável e radiante. Cada tipo de pele exige um cuidado diferente mas existem cuidados que são transversais em todas as situações. Parece complicado?

A rotina de cuidados com a pele do rosto

Os cuidados diários da pele do rosto devem incluir limpeza, tónico, hidratação e proteção. Os cuidados de rosto devem ser aplicados duas vezes por dia com a exceção da proteção. Vamos lá começar?

Limpeza do Rosto

O primeiro passo é a limpeza da pele do rosto que deve ser profunda, suave e eficaz. Desta forma a pele fica preparada para receber os cuidados que vem a seguir. Uma pele limpa consegue absorver de forma eficaz os princípios ativos presentes nos produtos de cuidado diário.

De manhã, a limpeza da pele promove a remoção do excesso de sebo produzido durante a noite. E à noite a limpeza permite a remoção de sujidade, suor e sebo que a pele produz durante o dia para além de limpar a maquilhagem.

E como podemos limpar a pele do rosto de uma forma eficaz sem agredi-la?

Lavar o rosto só com água não é suficiente! São necessários produtos que possam dissolver o sebo e outros detritos da pele que de outra forma não seriam eficazmente removidos. Assim é importante escolher um produto que seja eficaz sem agredir a nossa pele. 

Os leites de limpeza devem ser privilegiados nos casos em que a pele é seca. Estes permitem a reposição dos lípidos na pele seca limpando-a ao mesmo tempo. Posteriormente deve enxaguar o rosto com água ou aplicar um tónico. Assim retira da pele os produtos responsáveis pela limpeza.
No que toca a pele normal ou oleosa, os produtos à base de água ou gel poderão trazer benefícios. Estes propiciam um conforto a pele retirando o excesso de sebo sem a deixar seca. 

No contorno de olhos deverá utilizar um desmaquilhante de olhos. Sendo uma área onde a pele é muito delicada, necessita de um cuidado diferenciado. 

Troque o seu produto de limpeza de rosto habitual pelo seu esfoliante de eleição. Aplique uma a duas vezes por semana para beneficiar de uma limpeza mais profunda. A esfoliação da pele do rosto vai permitir a remoção de células mortas e outras impurezas. A absorção dos produtos cosméticos será mais eficaz.

E o tónico? É mesmo importante?

E a resposta é sim. O tónico é o que vai permitir equilibrar a pele depois da limpeza. Os produtos de limpeza utilizados podem deixar resíduos. O tónico permite a sua remoção, restabelece o pH natural deixando a pele fresca. Em vez do tónico pode optar pela água micelar que oferece uma solução 3 em 1. É a solução ideal para quem não quer perder tempo ou para uma pele menos exigente. Estes produtos permitem aliar limpeza, tonificação e desmaquilhante num só produto.

Cuidados Diários

Agora sim a sua pele encontra-se pronta para receber os produtos de cuidados diários. Estes cuidados irão hidratar e reparar a pele do rosto.

Sérum e Concentrados

Antes de aplicar o seu creme hidratante deve aplicar os cuidados mais específicos para a sua pele. Nesta categoria estão englobados os séruns e os concentrados. Por possuírem uma concentração mais elevada de princípios ativos permitem corrigir preocupações mais específicas. Poderá encontrar soluções para o envelhecimento, hiperpigmentação, acne ou rosácea. Permita que a sua pele absorva o sérum ou o concentrado antes de aplicar o seu creme hidratante de rosto.

Creme Hidratante

O passo seguinte é hidratar e reparar a pele tendo em conta as especificidades da mesma. Alguns hidratantes são tão versáteis que podem ser utilizados de manhã e à noite. No entanto, se procura um cuidado diferenciado pode encontrar benefícios ao diferenciar também os seus produtos de cuidados diários. Alguns produtos de dia podem aliar a hidratação à proteção solar. E os produtos de noite contêm ativos que permitem uma regeneração eficaz da pele.

Creme Contorno de Olhos

Uma vez que a área dos olhos é muito delicada e mais vulnerável é recomendado um creme diferenciado para proteger e cuidar de forma adequada. Estes produtos devem ser aplicados com muito cuidado. Deve massajar suavemente o contorno de olhos com o dedo médio ou com a ajuda de um pincel.

E a proteção solar?

Sim, também deve fazer parte da sua rotina. Os raios UV nocivos são a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. Quando a sua pele estiver exposta à luz solar deve protege-la de forma adequada.

Alguns cremes de dia já possuem um fator de proteção suficiente para o dia a dia. Se tiver uma pele mais sensível e que requeira uma proteção mais alta deve utilizar um protetor solar para além do seu creme hidratante. 

Caso prefira, pode usar o seu protetor solar de rosto como creme de dia. 

Parece muito complicado, mas, na verdade, estes passos resumem-se a 5 minutos de manhã e outros tantos à noite. Dê tempo à sua pele, ela agradece.