Sangra das gengivas? Saiba quais são os 3 passos para cuidar das suas gengivas

Se sangra ao escovar os dentes, deve estar atento para uma eventual doença gengival. 

A placa bacteriana é a grande responsável pelas doenças da gengiva, acumulando-se entre os dentes e a gengiva. Se não for removida de forma eficaz através da higiene oral adequada, as gengivas podem ficar irritadas e inflamadas, sangrando durante a escovagem. Estes sinais revelam que podemos estar perante uma forma mais ligeira da doença das gengivas, conhecida como gengivite.

Esta situação é reversível caso tome as medidas necessárias para eliminação eficaz da placa bacteriana. Se deixar esta situação evoluir, a placa bacteriana poderá atingir os tecidos especializados como ligamentos e ossos que rodeiam e apoiam os dentes. Esta fase da doença gengival chama-se periodontite e é a mais grave uma vez que a progressão da doença poderá levar à perda permanente dos seus dentes.

Enquanto a gengivite tende a desaparecer com uma boa higiene oral, a periodontite requer um tratamento profissional. Daí a importância de deter a evolução da doença na sua fase mais precoce.

3 Passos para Cuidar das Suas Gengivas

As gengivas são importantes na medida em que sustentam os nossos dentes. É essencial que estejam saudáveis e limpas através de uma boa rotina de higiene oral.

Assim, para prevenir a doença das gengivas basta seguir estes três passos:

  1. Escove os seus dentes duas vezes ao dia com dentífricos com flúor;
  2. Use o escovilhão interdentário, fita ou fio dentário para uma limpeza mais eficaz dos espaços entre os dentes;
  3. Visite o seu médico dentista com regularidade para remover a placa bacteriana acumulada.

Sugestão de produtos


Pasta de Dentes Natural The Humble Co

Escova de Dentes Georganics

Fio Dentário The Humble Co

Elixir em Pastilha Georganics